Morre com quase 100 anos de idade, dona Silvina Pereira Santos, moradora antiga da Rua Boa Nova no bairro Camacã. Mulher de luta, um patrimônio de nossa cidade, criou seus cinco filhos lavando roupas nas margens do Rio Catolé. Anos depois fundou a Lavanderia Camacã, um marco em nossa cidade.
Silvina teve grande participação na história de Itapetinga, estando presente em momentos importantes dessa cidade. Participou de vários movimentos culturais, como a Fundação Movimento de Corais Canto das Artes, da qual fazia parte; da Associação dos Artistas de Itapetinga - AARTI e o Programa Nacional de Incentivo à Leitura - Proler. Nesse último, foi fundadora em nossa cidade, junto à Uesb, ficou conhecida por meio de suas histórias e cantigas de roda. Viajou o Brasil inteiro participando dos eventos de leitura, foi agraciada com uma comenda pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro por conta de sua atuação no Proler.
Em conferência de Desenvolvimento Social foi eleita delegada municipal, representou Itapetinga na etapa estadual e foi eleita delegada estadual indo representar a Bahia em Brasília.
Recebeu o título de cidadão Itapetinguense pela Câmara de Vereadores e tantas outras homenagens importantes por conta de sua atuação na sociedade de Itapetinga.
O ex prefeito Michel Hagge, na década de 80 lhe homenageou dando o seu nome a uma lavanderia comunitária na Vila Riachão. Ela foi a lavadeira mais antiga da cidade.
Então ao partir dona Silvina deixa um legado, muitas lembranças boas e exemplo de mulher forte e determinada. Ela é mãe de Marina (já falecida), José, Milton, Iremar e Laura. Deixa 11 netos e 18 bisnetos.
O falecimento da senhora SILVINA PEREIRA SANTOS, Ocorrido hoje ás 04h00, seu corpo será velado na PAX PERFEIÇÃO, em Itapetinga e seu sepultamento ocorrerá ás 17h00 no Cemitério Jardim da Eternidade, no bairro Camacã.
O Blog Arcanjo Notícias apresenta à família enlutada, suas condolências.
Postar um comentário
0Comentários