LEITÃOBlog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quarta, 6, confirma a tendência de crescimento que o presidente Jair Bolsonaro vem mostrando nas últimas semanas.
A avaliação do governo melhorou: 29% dos entrevistados consideram o governo ótimo/bom. Em março, esse número era de 26%. Por outro lado, o número de pessoas que consideram a gestão regular caiu de 19% para 15%. Os que avaliam o governo como ruim/péssimo permaneceram com o mesmo índice: 54%.
Na intenção de voto espontânea, Bolsonaro cresceu de 25% para 27%, enquanto Lula permanece com 36% dos votos. Na intenção de voto estimulada, o atual presidente avançou de 26% para 30% das intenções de voto. O petista manteve os 44% que já tinha em março.
Na simulação de segundo turno, mais um alerta para Lula: o petista perdeu pontos, de 54% para 53%, e Bolsonaro ganhou pontos, de 31% para 33%.
Outro ponto importante enfatizado por Lavareda foi a resposta dos entrevistados avaliando que Lula (46%), Bolsonaro (22%) e Fernando Henrique Cardoso (15%) foram os melhores presidentes do país até o momento.
Apesar da grande perda de popularidade que sofreu após o início da pandemia, uma parcela significativa da população ainda coloca Bolsonaro entre os melhores presidentes. Por outro lado, Bolsonaro também é o topo da lista de “pior presidente”, com 40% dos votos, seguido por Dilma (21%) e por Lula (14%).
Como esta coluna já havia mostrado, Bolsonaro vem desenhando um cenário favorável em relação a pesquisas de outras fontes também. Em março, por exemplo, conseguiu dois pontos importantes no levantamento Genial/Quaest.
Com o ex-juiz cada vez mais queimado, o atual presidente pode tentar garantir mais votos de eleitores mais à direita do espectro político e que estejam decepcionados com a inconstância de Moro.
As provas de que Bolsonaro resiste continuam.
O presidente está conseguindo, aos poucos, recuperar a avaliação do governo, ganhar votos e melhorar a percepção dos brasileiros em relação à economia do país.
Lula precisa abrir o olho e, os que sonham em ser a terceira via, correr. De grão em grão, a galinha enche o papo. De ponto em ponto, Bolsonaro pode estar construindo sua chance de se manter no poder.//Veja.
Postar um comentário
0Comentários